Foi promovido no último sábado, 29 de outubro o Simpósio de Oncologia e Cirurgia Robótica do Hospital Madre Teresa – HMT. O evento contou com a participação de acadêmicos, residentes, experts locais e médicos das equipes de urologia, oncologia, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia torácica, ginecologia, coloproctologia, dentre outras equipes do HMT.

O objetivo do encontro foi de disseminar o conhecimento acerca da tecnologia robótica, bem como discursar sobre os inúmeros casos clínicos apresentados por cada especialidade nas salas individuais.

O Simpósio veio ao encontro da atual realidade do HMT que, em 2021 adquiriu o robô ortopédico Mako e, neste ano, adquiriu o robô Da Vinci – inteligência utilizada em uma gama de procedimentos cirúrgicos, dentro de diversas especialidades.

“O evento teve uma finalidade científica na divulgação do conhecimento contemporâneo ligado ao tratamento cirúrgico de afecções oncológicas nas áreas de cirurgia torácica, geral, do aparelho digestivo, oncológicas, urológicas e ginecológicas. Obtivemos ricas discussões acerca das novidades dos últimos meses apresentadas pelo hospital: novo espaço para a oncologia e a chegada do Mako e do Da Vinci”, comenta o cirurgião geral especialista em robótica, Dr. Fernando Augusto.

Sobre o Da Vinci

A plataforma robótica Da Vinci é reconhecida mundialmente por sua eficácia e segurança, graças às tecnologias capazes de realizar procedimentos complexos com mais segurança e assertividade – visão 3D em alta definição que garante a equipe médica um olhar privilegiado da área cirúrgica, além dos instrumentos de alta precisão e impactantes tecnologias de reprodução de imagem.

O Da Vinci dispõe de três módulos, são eles: o console (painel de instrumentos) utilizado pelo cirurgião em posição principal, o suporte para câmera, os braços robóticos, que são comandados pelo médico, e ainda um equipamento para visualização de imagens em altíssima resolução, além de seu complexo e completo sistema de proteção que dispõe de mecanismos que garantem ainda mais segurança ao paciente e a equipe médica.

Sobre o Mako

Essa tecnologia, indicada para a realização de artroplastias do joelho e quadril, combina importantes componentes e dispõe de grandes diferenciais. A partir da inteligência robótica do Mako, o cirurgião pode ter acesso a um planejamento em tecnologia 3D, háptica (sensível ao tato) e também à análise de dados de cada paciente. Ou seja, antes do procedimento cirúrgico, o médico saberá exatamente todo o panorama específico relativo ao paciente que será operado.

Um dos grandes diferenciais do Mako é trabalhar para que o osso saudável ao redor da articulação do joelho ou quadril permaneçam íntegros. Estudos mostram que a substituição parcial do joelho ou quadril assistida pelo braço robótico do Mako leva à maior precisão da posição do implante em comparação aos procedimentos convencionais.

Benefícios da Cirurgia Robótica

Todo aparato robótico, possibilita ao médico realizar, de forma menos invasiva e com menor número de incisões, cirurgias consideradas convencionais e complexas. Ou seja, a cirurgia com a tecnologia robótica representa para o paciente inúmeros ganhos como: incisões menores, pós-operatório mais tranquilo, menor chance de sangramento, menor tempo de internação, além de uma recuperação e cicatrização mais rápida e menos chances de complicações pós-operatórias.