O Hospital Madre Teresa (HMT) celebrou na última quinta-feira, 16 de setembro, a inauguração oficial do robô Mako, o primeiro no país. Estiveram presentes no evento a diretora geral do HMT, Ir. Sandra Zanotto, a vice-diretora, Ir. Eliane Madureira, o diretor administrativo, Marcos Vete, os membros da Ortopedia da instituição, a diretoria da Stryker, desenvolvedora do robô, além de médicos e convidados do Hospital.

O gerente geral da Stryker, Fernando Guerra, iniciou a solenidade parabenizando a instituição pela qualidade, pioneirismo e expertise do corpo clínico. “Estou muito feliz do ponta pé inicial no Brasil ser aqui no Hospital Madre Teresa”, comenta o gerente.

Logo após, a diretora geral, Ir. Sandra Zanotto iniciou seu discurso relembrando a trajetória da instituição e sua busca contínua pela excelência, “Nosso Hospital nunca parou de crescer. Em cada ano deixamos uma marca. Neste ano, além de vários outros investimentos, ficará gravado em nossa história a chegada robusta do robô Mako. Além disso, alinhamos a competência dos nossos ortopedistas a tecnologia de ponta do robô, sempre em busca de oferecer mais qualidade de vida aos nossos pacientes ”, afirma.

O Marcos Vete acrescentou sobre os inúmeros investimentos realizados nas clínicas mais estratégicas do HMT, ressaltou o caráter vanguardista da instituição e a preocupação em sempre oferecer aos pacientes o que há de mais moderno. “Mais uma vez, vivenciamos nossa visão de sermos referência de excelência no cuidado e pioneirismo em saúde, pois somos o primeiro do país a investir no Mako. Gostaria de reforçar que nossas ações são pautadas em princípios éticos, morais e valores da nossa instituição ”, afirma.

Resultados, comprovação e comemoração

O gerente de Marketing da Stryker, Rafael Azevedo, agradeceu a instituição e apresentou o vídeo oficial da chegada do Mako nas instalações do Hospital Madre Teresa.

Na ocasião, o coordenador da Ortopedia e membro do grupo do joelho, Dr. Lúcio Honório e o Dr. Lincoln Paiva, médico do grupo do quadril, apresentaram suas primeiras impressões e resultados pós-cirúrgicos acerca das funcionalidades do Mako.

O coordenador abordou os inúmeros benefícios do robô e suas contribuições para a Ortopedia. “As artroplastias de joelho e quadril são consideradas duas das cirurgias mais bem-sucedidas na história da ortopedia. No entanto, alguns pacientes relatam dores e dificuldades no pós-operatório. O Mako é mais um importante elemento para melhorar essa realidade. Ele veio para aperfeiçoar o que já era bom. Esse pós-operatório, agora, possui uma nova roupagem, uma nova realidade” diz.

Ainda segundo ele, outro importante diferencial do Mako está ligado a perfeição no posicionamento dos componentes. “Essa assertividade no posicionamento contribuirá para aumentar a durabilidade das artroplastias. Cerca de 80% dos implantes duram 20 anos. A tendência é que, com o Mako, esse percentual e essa durabilidade sejam ainda maiores”, explica.

Já o Dr. Lincoln Paiva discorreu sobre os resultados fantásticos pós-cirurgias de quadril e reafirmou a qualidade do braço robótico, “Essa tecnologia permite um controle e uma precisão muito maior durante o procedimento cirúrgico, menor lesão de partes moles e ósseas, menor taxa de complicação e recuperação surpreendentemente mais rápida. Um dos nossos primeiros pacientes, após 6 horas de cirurgia de quadril já estava caminhando com auxílio do andador”, comemora

Certificação

Ao final da cerimônia, tanto os médicos do grupo do quadril quanto os da equipe do joelho receberam em uma celebração inesquecível os certificados oficiais que atestam a qualificação para operar o Mako.

“Sem dúvida alguma, a tecnologia Mako é um novo início das cirurgias de artroplastia de joelho e quadril, uma vez que ela abre para uma perspectiva de uma melhor precisão, customização e resultados ainda melhores. Estamos na vanguarda da ortopedia nacional”, finaliza o médico do grupo de joelho, Dr. Eduardo Frois.

A memorável noite foi finalizada com um brinde especial. Sem dúvidas, é um grande motivo para comemorar.

Sobre o Mako

A partir da inteligência robótica do Mako, o cirurgião pode ter acesso a um planejamento em tecnologia 3D, háptica (sensível ao tato) e também à análise de dados de cada paciente. Ou seja, antes do procedimento cirúrgico, o médico saberá exatamente todo o panorama específico relativo ao paciente que será operado em seguida e, sempre que necessário, ele poderá ajustar o plano de atuação durante todo o processo.

Durante o processo, o cirurgião orienta o braço robótico para a preparação da articulação que receberá a prótese para posicioná-la. Este é um dos grandes diferenciais do Mako – isso porque ele trabalha para que o osso saudável ao redor da articulação do joelho ou quadril permaneçam íntegros. Estudos mostram que a substituição parcial do joelho ou quadril assistida pelo braço robótico do Mako leva à maior precisão da posição do implante em comparação aos procedimentos convencionais.

A cirurgia robótica é considerada a evolução dos procedimentos cirúrgicos, pois une precisão à exatidão. Menos dor e baixo consumo de analgésicos, menor necessidade de fisioterapia hospitalar, menos corte (maior preservação de tecidos moles e estrutura óssea), redução do tempo de internação e rápido retorno a vida cotidiana são somente alguns dos benefícios da cirurgia robótica.