O evento faz parte da campanha promovida pelo hospital “Janeiro Branco: saúde mental enquanto há tempo”

Como parte da campanha Janeiro Branco, nos dias 16 e 17 de janeiro, o HMT recebeu a jornalista Nalu Saad no Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (CDEP) para apresentação da palestra “Transtornos emocionais: estar atento aos sinais pode salvar vidas”.

A palestrante contou sobre sua experiência com a depressão infantojuvenil e, juntamente com a filha, que também estava presente, comoveu os colaboradores com a sua história de superação. Ressaltou ainda que a doença que deve ser levada a sério e que, depois de sua vivência, sente que é sua missão passar essa mensagem para as pessoas e a incentivá-las a não terem medo, antes que seja tarde demais.

Além disso, abordou a importância do diálogo com os filhos e de nos despirmos do preconceito com a doença que acomete, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 8% das crianças brasileiras entre 6 e 12 anos.

Ao final da palestra, todos puderam fazer perguntas, tirar dúvidas, refletir sobre o tema e se informar sobre as melhores formas de abordar o assunto com crianças e adolescentes.

O HMT reforça a sua preocupação com o bem-estar de seus colaboradores e familiares, afinal, para nós, saúde mental faz parte da nossa cultura de saúde integrada humanizada.

O que é a campanha Janeiro Branco?

Idealizada em 2014 por um grupo de psicólogos e psicólogas de Uberlândia (MG), a campanha Janeiro Branco surgiu como uma resposta à grande necessidade de uma conscientização mais ativa no que se refere à saúde mental, em uma época em que os números de suicídios e doenças como depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo. Seu objetivo é criar a cultura de cuidado emocional através de informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades.

E por que Janeiro Branco?

Por ser o primeiro mês do ano, terapêutico por natureza, é o momento em que as pessoas fazem reflexões mais profundas, avaliam suas vidas, objetivos, relacionamentos e ficam propensas à novos projetos e recomeços. É uma maneira de começar um novo ciclo e um convite a mudar e projetar novos sonhos.

Sobre a palestrante

Nalu Saad é jornalista e coordenadora da Rede Record Minas, escritora, palestrante e ativista da saúde mental infantojuvenil. É autora dos livros infantis “Esquadrão dos anjos”, “O baú dos tesouros da vovó” e “Biel: a jornada para a cura”.