Médicos do HMT participaram dos principais simpósios
Entre os dias 27 e 29 de junho, a equipe de Cardiologia do Hospital Madre Teresa (HMT) foi destaque no 33º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia. O evento, que ocorreu no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), teve a presença de cerca de 750 participantes – 50% a mais do que no ano passado – entre cardiologistas, residentes, acadêmicos, médicos de outras especialidades e demais profissionais de saúde de todo o Brasil.
Durante três dias, o Congresso contou com mais de 180 conferências, mesas redondas, sessões científicas, colóquios, apresentações de casos clínicos e simpósios nacionais e internacionais para falar sobre as principais novidades em diagnósticos, tratamentos, patologias, intervenções e o que há de mais moderno na área.
Além das apresentações, o Congresso contou com a categoria “Tema Livre” que recebeu quase 300 trabalhos de médicos e residentes, os quais 10 eram dos profissionais do HMT. A equipe de Arritmia e Eletrofisiologia, representada pelo Dr. Daniel Soares Sousa, recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria com o trabalho “Estimulação do Sistema de Condução: resultado de 4 anos de experiência”.
Segundo o Dr. Daniel, o trabalho foi sobre um tipo diferente de marcapasso, com uma técnica nova, que visa estimular o coração de uma forma mais fisiológica e harmônica, a fim de diminuir os efeitos colaterais de longo prazo causados pelos marcapassos de estimulação mais artificial, como dilatação do coração e insuficiência cardíaca.
A equipe de Eletrofisiologia e Arritmiologia do Hospital Madre Teresa é uma das mais experientes do Brasil na nova técnica e, para o trabalho, foram 4 anos de pesquisa e 146 casos de marcapasso com estimulação do sistema de condução, uma das maiores experiências do país.
“Nosso trabalho contou sobre a experiência desses 4 anos de técnicas cirúrgicas e mostrou que os desfechos foram muito positivos. Fomos agraciados com o Prêmio de 2º melhor trabalho do Congresso. Isso mostra que o HMT trabalha com excelência não só na assistência, mas também no ensino e na pesquisa, e tudo isso para beneficiar de melhor forma o paciente. É uma forma de consagrar todo o trabalho e esmero que a equipe tem feito para mostrar que fazemos uma medicina de ponta e comparada aos melhores centros de arritmia do mundo”, afirma.
Segundo a Dra. Bárbara Marino, cardiologista do HMT, o Congresso é considerado um dos mais abrangentes e importantes do país, e é uma forma de atualização científica com cardiologistas de renome nacional e também do cenário mineiro. “ O Congresso é uma forma de sabermos das principais novidades e ficamos felizes de o Hospital Madre Teresa ter uma participação de destaque, com profissionais apresentando sessões de peso e também ganhando prêmios pelos excelentes trabalhos”, afirma.
Lançamento e sorteio de livros
Durante o evento, a equipe do HMT fez o sorteio dos livros “Desmistificando o Eletrocardiograma” de autoria do Dr. Mitermayer Reis Brito e também do livro “Síndromes Coronarianas Agudas”, que é lançamento e está em sua 4ª edição, escrito pelo Dr.Roberto Marino e de co-autoria da Dra. Bárbara Marino. “Ficamos muito felizes em lançar essa 4ª edição, pois são décadas de experiência e de muito trabalho aqui no HMT e, nessa atualização, mostramos isso de uma forma didática não só para os cardiologistas, mas também clínicos e residentes que vão poder entender nossos protocolos de tratamento e a experiência do nosso serviço”, afirma Dra. Bárbara Marino.
Estande do HMT
Tradicionalmente, o estande do Hospital Madre Teresa foi um dos mais visitados, contou com um ambiente agradável com café para os participantes e localização privilegiada no evento. Na televisão instalada, foram transmitidos vídeos de divulgação das equipes de Cardiologia, Hemodinâmica e também Cirurgia Cardiovascular, com ênfase no Centro de Alta Complexidade para Tratamento da Aorta e do Coração, AOCOR.
Sobre a Cardiologia do HMT
Há mais de 30 anos a Clínica de Cardiologia do Hospital Madre Teresa é reconhecida por sua expertise e excelência em atendimentos. A especialidade possui uma estrutura cardiológica abrangente, com todos os procedimentos cardiovasculares realizados na própria instituição e com funcionamento integrados entre os diversos setores: Hemodinâmica, Unidade Coronariana – UCO, Internação, Emergência, Ambulatório, Ecocardiograma, Eletrofisiologia e demais exames cardiológicos.