A nutricionista do Hospital Madre Teresa, Talita Macedo, teve o seu artigo, “Controvérsias do uso da nutrição enteral em adultos com demência avançada: revisão integrativa da literatura”, publicado na revista Brasileira de Nutrição Clínica BRASPEN da SBNPE (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral).

No artigo, a nutricionista, que atua ativamente com os pacientes que estão sob cuidados paliativos, aborda questões cruciais relacionadas ao uso da nutrição enteral em adultos que estão enfrentando demência avançada. Sua revisão integrativa da literatura destaca as complexidades e controvérsias que envolvem essa prática, oferecendo uma análise abrangente das pesquisas existentes.

“Minha pesquisa reúne diversas perspectivas e evidências. Com ele, espero contribuir na tomada de decisões, visando o bem-estar integral desses pacientes. Estou comprometida em continuar somando para avanços significativos na área da nutrição clínica, especialmente quando se trata de pacientes tão vulneráveis”, comenta Talita.

A pesquisa destaca não apenas a importância da alimentação adequada em pacientes com demência, mas também as divergências de opinião e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde ao decidirem pela implementação da nutrição enteral. Ao explorar diferentes perspectivas e evidências científicas, Talita contribui para o entendimento mais aprofundado desse tema sensível.

“A publicação do artigo em uma revista de destaque solidifica a expertise da nutricionista, não apenas como uma profissional de saúde dedicada do HMT, mas também como uma pesquisadora ativa e influente no campo da nutrição clínica”, comenta a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, Jossane Fernandes.