O HMT é a primeira instituição do país a oferecer essa tecnologia.

Nesta quinta-feira (10/02), o Hospital Madre Teresa (HMT) realizou a centésima cirurgia com o primeiro robô ortopédico Mako do Brasil, sendo um marco na história da Ortopedia Brasileira.

O HMT foi a primeira instituição do país a adquirir a tecnologia e realizou a primeira cirurgia em setembro de 2021. Nestes cinco meses, os pacientes do Hospital Madre Teresa vivenciaram e experimentam o que há de mais moderno nas artroplastias de joelho e quadril. Com o Mako cada procedimento é único. Isso porque o robô combina importantes componentes e dispõe de grandes diferenciais, possibilitando desenvolver um plano personalizado com base na anatomia própria de cada paciente antes de iniciar a cirurgia.

O centésimo procedimento foi realizado em uma paciente de 73 anos, com quadro de osteoartrose do joelho direito. Ela conta que para aliviar a dor, já havia realizado tratamentos medicamentosos e fisioterápicos, porém sem melhora satisfatória.

De acordo com cirurgião, Dr. Eduardo Frois, a cirurgia teve duração de 45 minutos e foi um sucesso. “Todos os recursos do Mako foram utilizados e a expectativa é que até o final do dia a paciente inicie a reabilitação imediata e que possa retornar as atividades rotineiras o mais breve possível”.

BENEFÍCIOS DA CIRURGIA

Os benefícios da cirurgia robótica são inúmeros, dentre eles: menos dor, baixo consumo de analgésicos, menor necessidade de fisioterapia hospitalar, menos corte, redução do tempo de internação e rápido retorno a vida cotidiana.

Para o ortopedista do Hospital Madre Teresa, Dr. Lúcio Honório, chegar a marca de 100 pacientes operados com sucesso significa muito: “mais que números, são vidas que estão sendo transformadas”, comemora.

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA DO HMT

O Hospital Madre Teresa é um dos maiores centros de ortopedia do país, com relevante expressão na área de artroscopia das diversas articulações com experiência de quase 30 anos. Dr. Eduardo Frois conta que o HMT realiza cerca de 600 artroplastias de joelho e quadril por ano e atualmente a cirurgia robótica representa 18% da taxa total de cirurgias. O serviço possui especialistas em todas as áreas de atuação da ortopedia direcionada ao adulto.