Da esquerda para a direita: Dr. Cássio Menezes, Dr. Roberto Crepaldi, Dr. Alexandre Vasconcelos e Dr. Marcos Marino.

O serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Madre Teresa – HMT iniciou suas atividades na década de 90 e, desde então, tem alcançado expressivo progresso no tratamento endovascular de diversas cardiopatias e também do Acidente Vascular Cerebral – AVC.

O departamento é coordenado pelo Dr. Marcos Marino e composto por cardiologistas intervencionistas, eletrofisiologistas e neuroradiologistas. “Ao longo do tempo, a especialidade foi se desenvolvendo e o Hospital Madre Teresa acompanhou cada mudança, apresentando sempre excelentes resultados”, explica o coordenador.

Alta complexidade 

São mais de 20 mil angioplastias, 200 mil cateterismos e milhares de outros procedimentos complexos que atestam a expertise e o renome da equipe. Dentre eles, podemos citar alguns: cirurgias para cardiopatia congênita em adultos, estudos eletrofisiológicos, angiografias, embolizações, trombectomia e implante de stents cardíaco e intracraniano, procedimento pelo qual o Hospital Madre Teresa é vanguardista ao colocar, em novembro de 1994, o primeiro implante de stent coronário em Minas Gerais.

O departamento de Hemodinâmica também é pioneiro por meio de seu Heart Team (Time do Coração) que envolve intervencionistas e cirurgiões cardiovasculares na realização de implante de prótese valvar aórtica – TAVI – procedimento realizado através de um cateter que permite a substituição da valva aórtica doente por uma nova de maneira menos invasiva que a cirurgia convencional. 

O serviço também é referência na realização de angioplastia de vasos pulmonares em casos específicos de hipertensão pulmonar. Neste procedimento, o departamento de Hemodinâmica atua de maneira multidisciplinar com a equipe da pneumologia do Hospital Madre Teresa.

Inovação

Em 2020, o serviço passou a dispor de uma nova sala.  O espaço conta com tecnologia de ponta do equipamento Azurion 7 e do avançado software Clarity e o software de reconstituição 3D. A tecnologia permite realizar os procedimentos intervencionistas com mais precisão e agilidade, além de promover a diminuição no tempo do exame em até 20%, reduzir a dose de radiação e contraste em até 85%, tanto para paciente quanto para a equipe.

“A nova Hemodinâmica oferece aos pacientes o que há de mais moderno em termos de equipamento e software. Isso é fundamental para garantir a segurança e precisão diagnóstica e terapêutica em cada procedimento que realizamos com o paciente”, explica o coordenador.