Você conhece todos os benefícios e importância do sono? No mês do Sono a médica pneumologista, intensivista, especialista em sono do Hospital Madre Teresa, Dra. Regina Magalhães, vem alertar que “noites mal dormidas” podem acarretar sérios danos à nossa saúde.

Segundo ela o sono tem papel fundamental para a manutenção da nossa saúde. Afinal, o sono é um período ativo no qual ocorrem muitos processos importantes para a restauração e fortalecimento do nosso corpo. 

A quantidade de sono varia entre indivíduos. O tempo ideal para um boa noite de sono, em um adulto, é ao redor de 7-8 horas por noite. Alguns indivíduos podem funcionar bem com um pouco menos de 6 horas por noite, enquanto outros necessitam ao redor de 9 horas.

É preciso ficar alerta! Quando seu corpo está em deficiência de sono, ele pode entrar em um estado de estresse, alterando a produção de vários hormônios, como o cortisol, leptina, insulina, etc. e levando a alterações metabólicas que podem causar hipertensão, arritmias, diabetes, obesidade, entre outros.

O que podemos fazer para ter uma boa noite de sono?

A privação aguda de sono relaciona-se negativamente com o nosso bem-estar. Por isso, fique atento as dicas para uma noite de sono reparadora. De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro passo para uma boa noite de sono é manter um horário estabelecido para se deitar e levantar, uma vez que essa regularidade ajuda no processo de sincronização do organismo.

É fundamental também evitar bebidas cafeinadas no período noturno como, por exemplo, café, chocolates, chá preto, refrigerantes que contenham cola em sua composição, medicamentos à base de cafeína, dentre outros. Além disso, o ambiente precisa estar adequado, silencioso, com temperatura confortável, e o mais aconchegante possível. As telas (celulares, tablets, televisão e computadores) devem ser utilizados no período diurno, evitando o uso à noite. Os exercícios físicos, necessários para a saúde do corpo, devem, preferencialmente, ser realizados pela manhã, principalmente por quem tem dificuldades para dormir, pois deixam o corpo desperto.

Conhece o Laboratório do Sono?

Se você não está conseguindo ter uma noite de sono agradável e por diversas vezes, acorda com a sensação de estar ainda mais cansado, procure um especialista para te ajudar.  No HMT, dispomos do Laboratório do Sono, localizado no 2º andar do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Entre em contato pelo telefone: (31) 3339-8455 e agende uma avaliação!

O serviço do sono do HMT é coordenado pelas médicas pneumologistas especialistas em Sono pela Associação Medica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – Dra Luciana Macedo Guedes e Dra Regina Magalhães Lopes.

Leia a Cartilha

https://semanadosono.com.br/wp-content/uploads/2023/02/DIGITAL-cartilha-semana-do-sono-2023-1.pdf