O Dr. Rodrigo de Castro Bernardes, cirurgião cardiovascular do corpo clínico do Hospital Madre Teresa, foi convidado pelo Instituto do Coração (InCor), maior centro de cirurgia cardíaca da América Latina, para ministrar uma aula sobre a técnica de Oclusão da Falsa Luz na Dissecção da Aorta.

Desenvolvida no Hospital Madre Teresa, pela equipe da AoCor (Centro de Alta Complexidade para Tratamento da Aorta e do Coração), sob a condução do Dr. Rodrigo, a técnica tem apresentado resultados clínicos expressivos e atraído olhares da comunidade médica nacional.

Ao fim da apresentação, o Dr. Fábio Jatene agradeceu pessoalmente pela contribuição científica e formalizou um convite especial: a realização de uma cirurgia demonstrativa no InCor, consolidando uma nova ponte de cooperação entre as instituições.

“É muito gratificante ver uma técnica criada aqui sendo reconhecida e acolhida por centros de referência como o InCor. Isso é fruto de muito estudo, dedicação e trabalho em equipe”, afirmou Dr. Rodrigo.

Parabéns, doutor! Sua trajetória inspira e reafirma seu compromisso com a inovação, o cuidado e a excelência em saúde.

⠀🔹 Sobre o Dr. Rodrigo de Castro Bernardes:

É um dos maiores especialistas em Aorta e TAVI do Brasil. Criador da prótese conhecida como “Anel de Castro Bernardes”, uma técnica pioneira de implante de prótese endovascular dentro da luz da Aorta, foi um dos primeiros profissionais no mundo a realizar essa técnica. Formado pela Faculdade de Medicina da UFMG em 1980, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – SBCCV e da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – SBACV. É coordenador do Centro de Tratamento das Doenças da Aorta de Minas Gerais, chefe dos serviços de Cirurgia Cardiovascular e Cirurgia da Hipertensão Pulmonar do Hospital Madre Teresa. É membro fundador e coordenador do AoCor.