No campo da saúde, o Hospital Madre Teresa (HMT) é conhecido por seu compromisso com a excelência no atendimento e na pesquisa. Recentemente, duas fonoaudiólogas da instituição deram um importante passo nesse caminho ao publicar um abrangente artigo intitulado: “Características das Afasias no Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Maligno”. O artigo foi publicado na importante Revista Neurociências, da Universidade Federal de São Paulo.

O estudo, liderado pelas fonoaudiólogas Raissa Costa e Yoná Silva Rabelo, buscou analisar as afasias, distúrbios da linguagem frequentemente associados ao acidente vascular cerebral isquêmico maligno. O AVC isquêmico maligno é uma forma grave de derrame que pode ter impactos devastadores na comunicação e na qualidade de vida dos pacientes. Portanto, compreender as características das afasias nesse contexto é de extrema importância.

“A publicação desse artigo representa um marco significativo para o serviço de fonoaudiologia, dentre outras especialidades, principalmente a neurologia. Ele contribui para o avanço do conhecimento científico no campo da fonoaudiologia e oferece informações valiosas para os profissionais de saúde que lidam com pacientes afetados por essa condição, possibilitando uma melhor compreensão e tratamento das afasias”, comenta as autoras.


As fonoaudiólogas conduziram uma pesquisa abrangente, envolvendo uma amostra significativa de pacientes que haviam sofrido AVC isquêmico maligno. Suas descobertas destacam a importância da intervenção Fonoaudiológica, bem como as variações nas manifestações de afasia, que podem ser cruciais para um diagnóstico preciso e uma abordagem terapêutica eficaz.


“A publicação desse artigo demonstra o esforço contínuo do serviço em promover avanços significativos no campo da saúde, com foco no bem-estar de seus pacientes e na disseminação do conhecimento para benefício de toda a comunidade médica. Além disso, é gratificante ter profissionais comprometidos com a melhoria contínua e em desenvolver novas pesquisas em campos tão importantes como esse” comenta a coordenadora da Fonoaudiologia do HMT, Dênia Ferreira.

Fonoaudiologia do Hospital Madre Teresa – compromisso e cuidado

O serviço de Fonoaudiologia do HMT atua na instituição há cerca de 09 anos. A equipe, conta com a expertise de 4 profissionais da área: Dênia Ferreira, Luiza Cotta, Raissa Costa e Yoná Rabelo. O serviço atende todas as unidades de internação, UTI’s, além do atendimento 24 hs. O acompanhamento dos pacientes é realizado por meio do pedido de interconsulta médica e pelo Protocolo Institucional de Prevenção a Broncoaspiracao.


Leia o artigo na íntegra por meio do link:  https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/15216