Março Azul é o mês de conscientização sobre o Câncer Colorretal, o 3º que mais mata no país. Por isso, durante todo o mês, o Hospital Madre Teresa – HMT promoverá a divulgação de vídeos e informações sobre a doença em suas redes sociais oficiais. A ação desmistifica e esclarece dúvidas sobre as patologias e procedimentos, além de alertar a população em relação aos fatores causadores do surgimento da doença.

De acordo com a coordenadora do serviço de Coloproctologia do HMT, Dra. Hilma Nogueira, a prevenção é o melhor caminho e aumenta consideravelmente as chances de cura.  “O câncer colorretal já foi uma doença de pessoas idosas, mas hoje não é mais e isso é alarmante. O exame preventivo é de suma importância”, comenta a coordenadora.

Ela reforça que a prevenção começa com o exame de colonoscopia para rastreio dos pólipos que antecedem o tumor, sendo que o exame inicia a partir dos 45 anos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), no Brasil, o câncer colorretal atinge mais de 40 mil pessoas a cada ano e, com o envelhecimento da população, estima-se que o número de mortalidade em virtude desse tipo de câncer aumente ainda mais até 2025.

Coloproctologia HMT

Coordenado pela Dra. Hilma Nogueira da Gama, o serviço de Coloproctologia do Hospital Madre Teresa é referência em cirurgias e tratamento dos problemas no intestino grosso, delgado, ânus e reto – destaque para o tratamento e diagnóstico do Câncer de Intestino, no qual a equipe realiza anualmente campanhas de conscientização sobre o assunto. Todos os especialistas da equipe são membros titulares da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.