Irmãs chegaram em janeiro de 1949 com corações transbordantes de boa vontade e alegria

Janeiro é um mês muito especial para as Pequenas Missionárias de Maria Imaculada por completarem 75 anos de chegada à Belo Horizonte. Lideradas por Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, as religiosas assumiram a gestão do até então, antigo Sanatório Marques Lisboa, em 6 de janeiro de 1949.

Ao longo dos anos e com visão estratégica de futuro, as religiosas promoveram a transformação do espaço que antes era dedicado ao tratamento da tuberculose em um hospital geral de alta complexidade – o Hospital Madre Teresa. O desafio dessa transição combinou coragem, empreendedorismo e vocação missionária, o que fizeram do HMT um dos principais hospitais do Brasil.

Missão

Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico chegou a Belo Horizonte no fim da década de 40, aceitando um convite do então arcebispo metropolitano, Dom Antônio dos Santos Cabral. No entanto, a religiosa enfrentou grandes dificuldades com o cenário de organização e limpeza encontrado no antigo Sanatório Marques Lisboa.

Percorrendo as dependências do Sanatório, as Irmãs concluíram que não seria possível, assumirem tamanho desafio. Foi quando Madre Teresa avistou, ao final do corredor, uma luzinha brilhando e, ao aproximar-se dela encontrou Jesus no Santíssimo Sacramento. Então, a Madre disse: “Se Jesus está aqui, nós também podemos ficar”.

Dedicação e muitos resultados

O trabalho foi minucioso e compensou cada esforço. A instituição que iniciou sua trajetória com cerca de cem leitos se tornou referência em diversas áreas médicas e em cirurgias de alta complexidade, minimamente invasivas e robóticas.

Hoje, o Hospital Madre Teresa dispõe de mais de 35 especialidades médicas e cirúrgicas em um grande complexo com certificações nacionais e internacionais que demonstram a excelência e qualidade.

Futuro das Missionárias

Atualmente, 13 Pequenas Missionárias de Maria Imaculada atuam no HMT com a missão de cuidar do próximo. A diretoria focada na prestação de assistência integral à saúde, considera o conhecimento técnico e também o cuidado humanizado e espiritual, como uma das maneiras de manter vivos os ideais da Madre, para isso o HMT conta, por exemplo, com a atuação da Pastoral de Saúde e do Programa de Humanização (ProHuma),

A Diretora Geral, Ir. Neusa Palhão, conta que são muitos os objetivos para os próximos anos, sempre alinhados com o legado deixado por Madre Teresa. “ Viver o sonho de nossa fundadora é extremamente gratificante. Nós, Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, continuaremos firmes no propósito que nos foi confiado há 75 anos atrás”, comenta a Diretora.

Sobre a Rede Madre (IPMMI)  

Em 08 de novembro de 1936, nascia oficialmente a Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, reconhecida e aprovada pelo Papa Pio XI. Hoje, conhecida como Rede Madre, a congregação foi criada em São José dos Campos por Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, e é responsável pela administração de cinco hospitais, além de diversas obras sociais espalhadas pelo Brasil e mundo.