O Hospital Madre Teresa recebeu, nos dias 09 e 16 de dezembro, os jogadores da categoria Sub 20 do Cruzeiro. Os atletas que estão se preparando para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, campeonato brasileiro dessa categoria, vieram realizar testes como:

Teste Ergométrico: ele avalia o sistema cardiovascular sob esforço. Nele, o indivíduo inicia o teste caminhando em uma esteira que aumenta de intensidade gradativamente.

Ecocardiograma: esse exame serve para avaliar, algumas características do coração como: a forma das válvulas, tamanho, espessura dos músculos, capacidade de funcionamento e fluxo sanguíneo. Ele também permite avaliar outros aspectos como: os grandes vasos, artéria pulmonar e aorta.

Exames de sangue: Nesse exame são analisadas as informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes sanguíneos, como: glóbulos vermelhos (hemácias), Glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (coagulação sanguínea), dentre outros importantes componentes.

“O objetivo dessa avaliação, realizada previamente ao início da atividade física, é a prevenção do desenvolvimento de doença cardiovascular e da morte súbita por meio da proibição temporária ou definitiva da realização de atividades físicas ou do tratamento das condições que possam ser fatais ou desencadeados pelo exercício físico. Tanto a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a American Heart Association e a Sociedade Europeia de Cardiologia são concordantes em recomendar a avaliação pré participação de atividades físicas para todos os atletas profissionais”, explica o cardiologista da categoria de base do Cruzeiro, Dr. Alexandre Leite.