Notícias
Hospital Madre Teresa é destaque no Congresso Mineiro de Cardiologia

No mês de agosto, a equipe de Cardiologia do Hospital Madre Teresa (HMT), marcou presença no 28º Congresso Mineiro de Cardiologia, realizado no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. A equipe de Cardiologia do hospital participou ativamente do evento apresentando temas livres, aulas e conferências.

O coordenador do serviço de Hemodinâmica do HMT, Dr. Marcos Antônio Marino foi convidado pela Diretoria da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) para ser o presidente do Congresso e foi um dos homenageados no evento. Durante a abertura da conferência, ele falou sobre os avanços tecnológicos que mudaram a história da Cardiologia Intervencionista.

Dr. Marcos Marino (direita) recebe homenagem.

A equipe de Cardiologia do hospital conquistou a segunda colocação da premiação Tema Livre: “analise dos casos de evolução intra-hospilar dos pacientes submetidos ablação alcoólica na miocardiopatia hipertrófica obstrutiva em um serviço terciário”. Dr. Marcos Marino explica que o procedimento consiste em tirar a hipertrofia que está obstruindo o coração, com álcool absoluto. “Ele é realizado em pacientes com miocardiopatia hipertrófica – um tipo mais comum de doença cardíaca de origem genética”, diz. 

Cardiologistas do HMT recebem prêmio das mãos do presidente da SMC, Dr. Carlos Eduardo de Souza Miranda.

Segundo o presidente da SMC, Dr. Carlos Eduardo de Souza Miranda, um dos melhores momentos do congresso foi o Simpósio de Tavi, coordenado pelo Dr. Marcos Marino e organizado pela Sociedade Mineira de Cardiologia. “Tavi é um implante percutâneo da válvula aórtica. É um procedimento minimamente invasivo que permite a correção em uma redução no diâmetro dessa válvula”, explica Dr. Carlos. Ele conta ainda, que o Hospital Madre Teresa é o centro mineiro que mais realiza implantes dessa natureza. Ao todo foram realizados mais de 150 procedimentos, comprovando a qualidade do serviço. 

O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Oscar Pereira Dutra, em visita ao evento, confirmou a crescente força da Cardiologia mineira no país e salientou a sua alegria com a “retomada grandiosa” do Congresso Mineiro. 

O evento foi um sucesso, mais de 800 médicos de todo o estado participaram. Segundo o Dr. Carlos Miranda: “o êxito do congresso é resultado da participação intensa dos membros da Diretoria, comissões, parceiros e serviços cardiológicos mineiros, além da escolha dos temas e casos, todos muito atrelados à prática diária dos congressistas”, ressalta.

Confira mais fotos:


Médicos e residentes visitam stand do HMT.


O coordenador da equipe de Eletrofisiologia e Arritmias do HMT, Dr. Mitermayer Brito e o coordenador da Cardiologia do HMT, Dr. Roberto Marino possam com seus respectivos livros vendidos e sorteados no Congresso.

Dra. Viviane e Dr. Marcos Marino visitam stand do HMT.