Notícias
HMT comemora formatura de especializandos e residentes

Profissionais diversos concluem mais uma importante etapa de suas vidas

Na noite do dia 14 de fevereiro, o Hospital Madre Teresa (HMT) promoveu a solenidade de conclusão e entrega dos diplomas da Residência e Especialização Médica e de Fisioterapia da Instituição. Na ocasião, 72 profissionais concluíram os cursos nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ecodopplercardiografia, Endocrinologia, Endoscopia Digestiva, Fisioterapia, Neurologia, Medicina Intensiva, Ortopedia e Traumatologia, Pneumologia, Radiologia, Urologia. 

A comemoração teve início às 19h, na Capela Santa Teresinha, com a celebração de uma missa em Ação de Graças, presidida pelo Pe. Marcelo Corcelli, com a participação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada nas leituras e nos cantos. Formandos, Preceptores, familiares e amigos agradeceram a Deus pela vida e pelo encerramento de mais uma etapa na formação profissional dos formandos.

 
Após a missa, os presentes foram direcionados para o auditório do Centro de Desenvolvimento Ensino e Pesquisa do HMT, para a entrega dos certificados de conclusão de curso. A mesa de abertura foi composta pela ilustre presença da Diretora Geral do Hospital Madre Teresa, Irmã Fabiana Cândido, do Diretor Administrativo do Hospital, Sr. Marcos Vete, do Diretor Técnico, Dr. Luiz Cláudio Moreira Lima e do Diretor Clínico, Dr. Sérgio Lages Murta.



 
Além da entrega dos diplomas, realizada pelos preceptores aos seus formandos, a noite ainda contou com um discurso emocionante da formanda em Pneumologia e oradora, Thaís Mesquita Ferreira: “Como aprendemos! Mais do que isso, crescemos e amadurecemos... Aprendemos que além da técnica, temos que saber controlar as nossas emoções para compreender os sentimentos dos pacientes e seus familiares. Agora com a bagagem mais pesada, seguiremos para compartilhar o conhecimento adquirido e aprender ainda mais com os colegas que estarão nos novos caminhos".

Ao final, foi oferecido um coquetel no salão de festas do CDEP, onde todos puderem celebrar com os formandos o final de mais uma importante etapa de suas vidas.
 

 
PARCERIA

Por meio da parceria com grandes instituições de ensino e pesquisa, o Hospital Madre Teresa oferece, desde 2004, o Programa de Especialização Médica, com aulas ministradas nas dependências do Hospital, onde os especializandos têm a oportunidade de aliar ensino e prática. Atualmente, a HMT oferece especialização em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Endocrinologia, Endoscopia digestiva e Terapia Intensiva Adulto e outros.

Muitos dos cursos de especialização são oferecidos através de processo seletivo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, parceira do Hospital, enquanto outros são oferecidos por meio de concurso interno.

Já a Residência Médica é feita através da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais (AREMG), com processo seletivo unificado, desde 2014. Atualmente, o Hospital Madre Teresa oferece Residência em: Anestesiologia, Cardiologia (com pré-requisito em Clínica Médica), Clínica Médica, Medicina Intensiva (com pré-requisito em Clínica Médica, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Neurologia ou Infectologia), Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.