O INTESTINO

O intestino grosso


A ORIGEM

"O câncer de intestino começa de um pólipo, que é uma verruga que aparece no intestino e leva de 5 a 10 anos até virar um câncer. Não se sabe ainda porque os pólipos acontecem. Algumas pessoas tem histórias de pólipos na família, mas a maioria não tem.

Fazendo a prevenção você terá o seu intestino examinado e se houver pólipos eles serão retirados e enviados para exame, e de acordo com o tipo de pólipo, você terá que continuar seu acompanhamento de tempos em tempos. O seu proctologista irá dizer o tempo certo para seu caso.

O câncer de intestino não dói, sangra pouco, pode causar cólica na barriga e mudar as fezes que ficam com gosma e sangue misturado. Às vezes acontece diarréia que vai ficando mais freqüente com o tempo. Pode haver mudança do jeito do intestino funcionar, ficando preso ou solto, diferente do que era. A barriga pode ficar inchada e barulhenta e pode ocorrer até anemia nos casos mais avançados.

Como você pode ver, os sintomas são tão discretos que passam despercebidos! O sangramento acham que é da hemorróida, a dor de barriga falam que é “de verme“, o gás é da alimentação (e por conta própria alguns diminuem o leite).

Saúde é bem estar, é alegria de viver é ter a chance de se cuidar. Esta é a razão do Projeto Prevençao do Câncer de Intestino, orientar, educar e oferecer condições para a prevenção de ótima qualidade.

É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR!"
Dra. Hilma Nogueira da Gama.

TEXTOS MÉDICOS

As 10 dúvidas mais frequentes sobre a quimioterapia

Leia mais

Tratamento Cirúrgico

Leia mais

Sobre a Colonoscopia

Leia mais

Doenças Inflamatórias do Cólon e Câncer

Leia mais

Polipose Adenomatosa Familiar

Leia mais

Apoio:

Hemorroidurgente
ABRAPRECI